João Carlos, Evelyn Cuervo, Patrícia Rocha


A GRÉCIA ANTIGA 

VICENTINO, Claúdio e Dorigo, Gianpaolo. História Geral e Do Brasil. Editora Scipione 

1- Democracia e Cidadania. Quais são as principais contribuições da Grécia antiga para as civilizações contemporâneas ocidentais? 
Explique. Entre os gregos tinham diversas funções, incluindo a religiosa – está na base das experiências contemporâneas no campo da arte, não apenas na cultura erudita, mas também na cultura de massa, como a televisão e o cinema. A arquitetura e a cultura material também fazem da Grécia uma das civilizações antigas mais bem conhecidas. Os vasos gregos, por exemplo, são pintados com cenas do cotidiano popular, dos grandes acontecimentos da elite, assim como da religião e da cultura em geral. Um aspecto privilegiado é o estudo das cidades-Estado gregas. Como não é possível estudar todas as cidades-Estado, costuma-se selecionar duas das mais importantes ou representativas, que são Atenas e Esparta. Mas também existiram muitas cidades, como Megara, Corinto, Tebas e tantas outras.

2- Segundo o historiador Moses Finley. Quais as diferenças encontradas nos poemas Ilíada e Odisseia?  

Escreva explicando sobre Homero e seus poemas. Ao trabalhar com fontes literárias, o historiador se coloca diante de um tipo especial de problema, que é o de trabalhar com a ficção. Não caberá ao historiador preocupar-se em separar elementos “verdadeiros” de “falsos”, mas sim identificar fatores da vida cotidiana, do imaginário e da sociedade da época na qual e para a qual a obra foi escrita. Os pesquisadores partem do pressuposto de que as obras literárias não relatavam necessariamente fatos acontecidos de verdade. Porém, como se dirigiam a pessoas de verdade, usavam informações de contexto, que incluem linguagem, usos, costumes, mitos e aspirações, enfim, características daquela época e daquele povo, revelando ainda não apenas o modo de pensar e a visão do autor ou dos autores, como também características de uma sociedade que ainda tinha na oralidade a sua principal forma de contar, transmitir e preservar histórias e tradições. Uma fonte literária não pode ser o recurso único de conhecimento sobre uma sociedade. Como vimos, existem muitas fontes possíveis para o historiador: os vestígios da vida cotidiana como utensílios, esculturas, construções pinturas. O Período Homérico foi caracterizado pela comunidade gentílica, uma sociedade rural, formada por pequenas unidades agrícolas autossuficientes – os genos. As poucas informações dessa época encontram-se nas obras Ilíada e Odisseia, atribuídas a Homero. Como vimos, a importância dessas obras fez com que esse período fosse denominado Homérico, e o anterior, marcado pelas civilizações cretense e micênica, Período Pré-Homérico. Nos genos, os bens econômicos, como terras, animais, sementes e instrumentos de trabalho, estavam sob o controle do chefe comunitário, chamado pater, que exercia funções religiosas, administrativas e judiciária.

3- Explique sobre os relatos de Heródoto.

 Os relatos de Heródoto, considerado “pai da História”, eram baseados no que “viu ou ouviu dizer dos que viram” os fatos e declaravam uma verdade sobre o mundo dos homens por meio de uma narrativa escrita, diferenciando-se da poesia e do mito, formadas por narrativas e tradições orais. Heródoto teria registrado e reunido em seus escritos o que as testemunhas oculares narravam em diferentes versões e segundo suas memórias. Seus livros descrevem principalmente os “não gregos” (persas, babilônicos, egípcios, entre outros) e as Guerras Médicas, tratadas adiante.

4- O que foi a Guerra de Troia? Comente sobre o cavalo.

 De acordo com as narrativas mitológicas, a Guerra de Troia foi um conflito entre gregos e troianos ocorrido entre 1300 a.C. e 1200 a.C. Disposto a se vingar do rapto de sua esposa Helena por Páris (príncipe de Troia, filho do rei Príamo), Menelau, rei de Lacedemônia (Esparta), reuniu os gregos em um exército comandado por seu irmão mais velho, Agamenon, rei de Micenas. Aquiles e Ulisses se destacaram entre a legião do exército, que atravessou o mar Egeu a bordo de mais de mil navios. Durante dez anos cercaram Troia, até que os gregos teriam construído um grande cavalo de madeira e fingido o seu abandono. Por considerarem o cavalo um animal sagrado, os troianos recolheram o presente, levando-o para a cidade. De seu interior saíram os guerreiros de Ulisses, sendo Troia saqueada e destruída. Príamo foi morto e sua filha Cassandra violentada. O herói troiano Eneias, filho de Vênus, e alguns partidários se instalaram no Lácio, dando origem ao povo romano.

5- Explique sobre a formação da Grécia e a península Balcânica. 

A formação da Grécia compreende um conjunto de povos que se desenvolveram nas regiões localizadas ao sul da península Balcânica, nas ilhas do mar Egeu e no litoral da Ásia Menor. organização de cidades- -Estado autônomas foi facilitada pelas condições geográficas, como o relevo montanhoso, as diversas reentrâncias do mar na parte continental da Grécia, uma grande quantidade de ilhas e o consequente isolamento relativo das localidades.
A grécia antiga estabeleceu as bases de seu desenvolvimento na atividade comercial e na
expansão marítima. As transformações sociais, o solo pouco fértil e as dificuldades de aproveitamento agrícola contribuíram para que os gregos se dedicassem à expansão comercial e marítima a partir do século VIII a.C. Isso ajuda a explicar a criação de comunidades gregas em diversos pontos da orla do mar Mediterrâneo, especialmente no sul da Itália, na região conhecida como Magna Grécia.

6- O que facilitou a organização das cidades-Estado?

 O grupo de cidadãos, de membros de uma cidade, reunidos em assembleia, constitui a primeira ideia de um corpo político no qual as pessoas se reúnem para trabalhar – e mesmo ir à guerra – pelo que acreditavam ser o bem comum. A noção de comunidade política que temos hoje em dia decorre, de certa forma, do embrião que é a cidade-Estado grega. A ideia de democracia dos gregos antigos não é a única base de nossa concepção atual de democracia. Muitas outras influências se somaram – e até mesmo colocaram em xeque – o conceito clássico de democracia.


7- Resumir explicando sobre a Civilização Cretense e Micênica e a origem da civilização grega

A origem da civilização grega está ligada a duas civilizações que se desenvolveram no sul da península Balcânica: a cretense (ou minoica) e a micênica. A civilização cretense floresceu na ilha de Creta a partir do segundo milênio antes de Cristo. Os grandes centros dessa civilização formaram-se ao redor dos paláciosd e Cnossos, Festos, Mália e Cato Zacro.

8- Qual o significado das expressões abaixo: 

a) Península BalcânicaÁrea localizada no sudeste da Europa, composta por Eslovênia, Croácia, Romênia, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Grécia

b) Minoicacivilização que se desenvolveu na ilha de Creta entre 2700 e 1450 a.C. Sua principal cidade foi Knossos, Só foi reconhecida como civilização por volta do ano 2700 a.C.

c) Indo-europeusgrupos de povos vindo da Ásia e Europa que falava linguas indo-europeias.

d) Pré-helênico;  Período Clássico da História Grega  normalmente denominado "Período das Hegemonias", na prática foi o período em que desenvolveu-se o imperialismo das duas maiores cidades gregas.

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