Roma Antiga, Ryan e Arthur

                                        APONTAMENTOS SOBRE ROMA ANTIGA                                             


1- Como era a família e o casamento em Roma Antiga? Resumir
família romana tradicional era chefiada pelo homem mais velho, o paterfamilias (‘pai de família’), que tinha autoridade sobre os membros, inclusive os netos e os escravos. Ele selecionava marido e mulher para os filhos, arranjando os casamentos deles com outros paterfamilias. Seus filhos adultos podiam ter esposa e filhos, mas não se
tornavam chefes das próprias famílias antes da morte do pai. As filhas, muitas vezes, continuavam sob a autoridade do pai mesmo após casadas.   Os casamentos eram realizados em junho, mês da deusa Juno, padroeira das esposas e das mães. Antes da cerimônia ocorria a festa de noivado, em que o noivo dava à noiva um anel, usado no mesmo dedo em que hoje se usa a aliança de casamento.

2- Escrever explicando sobre a guerra dos escravos e o gladiador Espártaco. 
O gladiador Espártaco (em latim, Spartacus) viveu entre 120 a.C. e 70 a.C.
Os escritos romanos (como os de Apiano e Plutarco) registram que Espártaco, ao
deserdar de uma tropa auxiliar do exército romano, foi capturado e tornado escravo.
Possuindo grande força física, foi comprado por um negociante e levado para uma
escola de gladiadores de Cápua (região da Campânia, na Itália), tornando-se líder
da chamada Guerra dos Escravos ou Guerra dos Gladiadores (73 a.C.-71 a.C.)
e de cerca de 120 mil escravos fugidos, somados às mulheres e crianças.

3- Sobre o Baixo Império. Resumir 
A partir do século III da Era Cristã, a civilização romana mergulhou em sucessivas crises, iniciando um período que alguns historiadores denominam Baixo Império, e outros, Antiguidade tardia. A expansão territorial, base de toda a riqueza e estabilidade
política e social do Império Romano, foi se esgotando. Esse esgotamento ocorreu por vários motivos: a própria dimensão territorial alcançada; a pressão dos
povos dominados e vizinhos; as dificuldades para novas anexações – devido à distância e aos custos. Além disso, havia obstáculos naturais detendo os romanos, desde os desertos da África e do Oriente Médio até as florestas da Europa central.

4- O que aconteceu no governo dos imperadores? Explique

a) Diocleciano; (284-305): criou o Édito (decreto) Máximo, fixando os preços de mercadorias e salários, numa tentativa de combater a crescente inflação.
Não teve sucesso e os problemas de abastecimento aumentaram.

b) Constantino; (306-337): tomou providências sobre a política religiosa do Império e, após reunião em Milão (313), firmou uma resolução que definia a liberdade de culto aos cristãos. Estabeleceu também uma segunda capital para o Império, em Constantinopla (antiga Bizâncio, cidade grega), a leste e próxima ao mar Negro, em uma parte do
Império menos atingida pela crise do escravismo.

c) Teodósio; (378-395): transformou o cristianismo em religião oficial do Império (Édito de Tessalônica), nomeando-se chefe da religião organizada.
Dividiu o Império Romano em duas partes: do Ocidente (com capital em Roma) e do Oriente (com capital em Constantinopla), também chamado de Império Bizantino.

5- O que aconteceu no ano de 476? 
Em 476, um dos povos bárbaros, os hérulos, invadiram e saquearam a cidade de Roma, derrubaram o último imperador, Rômulo Augusto, e decretaram o fim do Império Romano, ao menos em sua parte ocidental.

6- Resumir. Escreva explicando sobre a Arte romana.
A arte romana alcançou muito prestígio em consequência do poderio político e militar obtido
pelo Império Romano. Construções como as fortificações e muralhas e obras públicas, como aquedutos, pontes e estradas resultaram da organização da sociedade romana e do sentido de utilidade que os romanos conferiam às suas criações arquitetônicas e artísticas.

7- Inserir duas imagens. Uma bem em cima.



Observação: O CEA é para os trabalhos bem feitos e com boa apresentação.

Comentários