A Economia feudal / Mikaely Petrixeli / Suelem Viegas


Imagem relacionada




1-  No que se baseava-se a economia feudal? 

    A economia Feudal baseava-se na agricultura (trigo, cevada, ervilha, etc.) e no pastoreio (carneiros, porcos e bois), sendo voltada, sobretudo, á subsistência.

2- Escreva Explicando sobre:

a) Manso Servil: Faixas de terra que os camponeses usavam para extrair suas sobrevivência e cumprir suas obrigações para com o senhor.

b) A corveia: Trabalho gratuito no manso senhorial durante alguns dias na semana ( durante 2 ou 3 dias). Toda punição ai obtida ia para o celeiro ou para a mesa do senhor. Além de trabalhar nas plantações do senhor, o servo devia construir ou concertar caminhos, reparar pontes, cortar e carregar madeira, entre outras funções.

c) Banalidade: Pagamento em produtos que os servos deviam ao senhor pelo uso do forno, do moinho, das prensas e de outros equipamentos do senhorio.

3- Como aconteceu a expansão das áreas de cultivo? 

   Por meio da derrubada de florestas, da drenagem de pântanos e/ou da obtenção de terras por meio de diques e/ou barragens.


4- Escreva explicando sobre:

a) Uso da Charrua: Um arado com rodas e uma relha de ferro. Além de ser um tipo de arado mais pesado, a charrua também era mais eficiente, pois permitia revolver a terra e trazer para cima os nutrientes acumulados nas camadas inferiores.

b) Adoção do Sistema trienal: É a divisão da terra cultivável em três campos.deixando apenas um deles em pousio. Antes era adotado o sistema bienal, no qual metade da terra ficava em pousio. Além disso, a cada ano mudava-se o produto cultivado nos campos em uso. A adoção do sistema trienal aumentou a extensão da área produtiva e permitiu uma variedade maior de cultivo de grãos ( Trigo, centeio, cevada e aveia) e leguminosos ( ervilhas, lentilhas e favas), que acrescentavam proteínas a dieta humana.

5- O que estimulou as trocas entre as populações? Explique

   Com o aumento da produtividade agricula não havia mais necessidade de tanta gente ocupada na agricultura. Assim, muitos trabalhadores deixaram o campo e buscaram outro meio de vida. Alguns se dedicaram ao artesanato, produzindo, por exemplo, sapatos, roupas, artesanatos de ferros e moveis. Outros passaram a viver como mercadores ambulante ( iam de um lugar ao outro vendendo e comprando produtos).
  Além disso, as trocas entre as populações do meio rural e as do meio urbano estimularam o artesanato, o comercio e o crescimento da cidade. A partir do seculo XI, O comercio externo europeu, ate então limitado e de pouco alcance, ganhou um grande impulso.

6- Escreva explicando sobre:

a) Cidades Italianas: Os mercadores italianos de Pisa, Gênova e Veneza compravam especiarias ( pimenta, cravo, canela, entre outras) e artigos de luxos ( cedas e porcelanas ) nos portos de Constantinopla, Antioquia e Trípoli e os revendiam com grande lucro na Europa.

b) Ligava o sul ao norte da Europa: Havia duas rotas importantes nesse polo: Uma ligando a Gênova e Bruges e outra unindo Veneza e Hamburgo. A primeira dessas duas rotas passava pela região de Champagne (França), na qual se realizavam importantes feiras.


Resultado de imagem para economia feudal

Comentários